Plataforma África-Brasil de Inovação Tecnológica recebe inscrições até 15 de julho
Programa aumentará probabilidade de impacto positivo no desenvolvimento da agropecuária no continente
A Plataforma África-Brasil de Inovação Tecnológica (Africa-Brasil Agricultural Innovation Marketplace), já conta com 3 milhões de dólares de organizações internacionais para um período de três anos. Até o dia 15 de julho recebe inscrições de pré-propostas, que serão analisadas e selecionadas durante os meses de agosto e setembro. A implementação dos projetos aprovados será debatida em um fórum, a ser realizado em outubro.
Essa iniciativa da Embrapa, que impulsiona sua internacionalização, foi lançada em maio deste ano, no âmbito do Diálogo Brasil-África, e logo foi transformada em programa de Governo. Inovação e desenvolvimento da agricultura no continente africano são o cerne da parceria liderada pela Embrapa e o Forum for Agricultural Research in Africa (FARA).
O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), apoia a plataforma, assim como organizações internacionais: International Fund for Agricultural Development (IFAD), Banco Mundial (Bird), Departament for International Development (DFID).
Impacto positivo
De acordo com o pesquisador Paulo Duarte, responsável pelos países africanos, na Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa, esse programa contribuirá para que a cooperação da Embrapa com a África entre em sintonia com as prioridades do continente. “Isso aumenta a probabilidade de impacto positivo no desenvolvimento da agropecuária no continente.”
O site da plataforma (www.africa-brasil.org) ilustra o que disse Duarte. Nesse espaço virtual, pesquisadores de diversas de instituições de agricultura do continente africano têm a oportunidade de descrever o que consideram prioridade. Tanto pesquisadores da Embrapa, quanto africanos, que pertençam à instituições de agricultura do continente podem dar sugestões e/ou se inscrever no site.
As áreas temáticas são: tecnologias para aumentar a produtividade; melhoramento no manejo de recursos naturais; fortalecimento de políticas, instituições, mercados e manejo do conhecimento e tecnologias direcionadas para pequenos agricultores e alívio da pobreza.
“Esperamos que a Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária contribua para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU, especialmente as relacionadas a redução da fome e da pobreza", diz Duarte, ao situar a importância da agropecuária na economia e desenvolvimento dos países africanos.
Fonte: EMBRAPA
Comentários
Postar um comentário