Pular para o conteúdo principal

Ações pelo meio ambiente no Cariri

EXPOCRATO 2010

Geopark faz blitze ecológica

10/7/2010 Clique para Ampliar
Durante a blitz, oram distribuídos sacos de lixo para serem levados nos automóveis, com a marca Geopark Araripe, projeto que promove as blitze 
ANTÔNIO VICELMO
Em tempo de festa se faz necessário, também, ter consciência com o meio ambiente e com o trânsito

Crato. Iniciada ontem, em Crato, uma série de blitze ambientais com o intuito de conscientizar a população e levar à sociedade um trabalho educativo, voltado à preservação do meio ambiente e também orientar quanto ao comportamento dos condutores de veículos, principalmente no que diz respeito às faixas voltadas ao pedestre.

O momento é oportuno para promover esta campanha, tendo em vista que a cidade recebe mais de 500 mil pessoas durante a Expocrato, afirma o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Luiz Joatan de Souza, lembrando que um dos pontos de maior fluxo de pedestres é a rua Cel. Antonio Luiz, em frente à Universidade Regional do Cariri (Urca), onde foi realizada a primeira da série de blitze.

Na ocasião, foram distribuídos sacos de lixo para serem levados nos automóveis, com a marca Geopark Araripe, projeto que promove as blitze. A iniciativa da Urca tem como objetivo promover a reflexão e a conscientização sobre a interação comunidade-meio ambiente, justifica o gerente do Geopark Araripe, Patrício Melo. Ele destaca que a reflexão dessa relação tem por finalidade demonstrar a responsabilidade humana quanto ao bem-estar comum e quanto à seleção adequada do lixo ou de materiais reciclados para reverter alguns problemas ambientais e sociais existentes na comunidade. A campanha será estendida a outros bairros da cidade.

Cuidado ambiental

Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo a destruição dos habitats dos animais, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente. "Dentro desse contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover o bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e enfatizar ", acrescenta o gerente do Geopark, chamando a atenção para o compromisso que todos devem ter com o meio ambiente.

Gastronomia

Além da preocupação com o trânsito e com o meio ambiente, foi firmada parceria entre o Geopark Araripe e proprietários de restaurantes do Cariri, para beneficiar o turismo e a gastronomia da região. Materiais com a marca do projeto e em dois idiomas estão sendo distribuídos para os restaurantes e afins. Aventais, jogos americanos e cardápios terão a marca do Geopark.

A forma de divulgar o meio ambiente e a paleontologia da região, além da cultura local, é bem acolhida pelos empresários, segundo Patrício Melo. Cerca de 21 restaurantes estão envolvidos nesta ação, que ganhará fôlego, a partir de agora, junto a outros estabelecimentos comerciais, com o processo de qualificação, promovido pelo projeto, com cursos de capacitação e melhoria dos serviços, através da orientação de profissionais da área, nas seis cidades que compõem o Geopark Cariri.

ENQUETE
Atenção ao pedestre
Patrício Melo
Gerente do Geopark Araripe
O objetivo é promover a reflexão e a conscientização sobre a interação da comunidade com o meio ambiente

Cileide Araújo
Pró-reitora de Administração da Urca
É preciso também que os motoristas respeitem a faixa de pedestres, principalmente em frente à Universidade

MAIS INFORMAÇÕES:
Geopark Araripe
Rua Teófilo Siqueira, 754
(88) 2101.5646/ (88) 3545.1320
Crato-CE


Antônio VicelmoRepórter

Comentários