Pular para o conteúdo principal

PNUD realiza consulta pública

ONU faz consulta pública sobre valor da biodiversidade

Durante o mês de agosto, o Pnud disponibilizará, on line, um questionário que pretende definir o que ONGs, governos e empresas privadas estão fazendo pela biodiversidade do Brasil e como essas ações contribuem para o desenvolvimento do país. Os resultados da pesquisa serão discutidos entre especialistas e darão origem a um documento que será apresentado pela ONU na COP10 da Biodiversidade, em outubro


Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 02/08/2010

No Ano Internacional da Biodiversidade, o Pnud – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento está realizando um processo de consulta pública que pretende coletar informações sobre estudos e projetos de conservação da fauna e flora que estejam em desenvolvimento no Brasil. A intenção é descobrir o que vem sendo feito pela biodiversidade do país, os custos econômicos dessas iniciativas e quais os benefícios sociais e financeiros que trazem para a nação. 

Para isso, a entidade disponibilizará em seu site, em agosto, um questionário com 12 perguntas para que técnicos do setor público e privado e representantes de ONGs, além de acadêmicos e líderes comunitários, relatem detalhadamente as experiências bem sucedidas que possuem na área da conservação ambiental

Os resultados da pesquisa on line serão apresentados a especialistas e autoridades ambientais que se reunirão, na sede do Pnud, nos dias 23 e 24 de agosto. A ideia é que eles analisem e complementem as informações coletadas para, posteriormente, produzir um relatório sobre a experiência e as necessidades do Brasil no setor de conservação ambiental. 

A iniciativa faz parte da ação “Biodiversidade e Ecossistemas: Por que são Importantes para o Crescimento Sustentável e a Equidade da América Latina e do Caribe”, da ONU, que já reuniu especialistas de outros oito países latino-americanos – México, Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Guatemala, Trinidad e Tobago – para discutir a importância da biodiversidade de cada um deles. 

Em outubro, os relatórios produzidos por todos os países que participaram da ação servirão de subsídio para um novo documento sobre o valor da fauna e flora latino-americana, que será apresentado pelo Pnud na COP10 – Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que acontece em Nagoya, no Japão, entre os dias 18 e 29 de outubro (saiba mais em Japão sediará COP10 da Biodiversidade). 

Fonte: Planeta Sustentável

Comentários