Pular para o conteúdo principal

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011

´Mudanças climáticas´ será tema principal da semana de ciência e tecnologia deste ano

Evento acontece em outubro, em várias capitais brasileiras. Em Manaus, a programação ocorre no Sesi

Manaus , 20 de Abril de 2011

ACRITICA.COM


O maior evento de divulgação científica do País abordará, entre 17 e 23 de outubro de 2011, o tema ‘Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco’.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece em várias capitais brasileiras, incluindo Manaus.
O tema foi escolhido após várias sugestões e consultas às instituições e entidades parceiras do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), responsável pela coordenação nacional da SNCT.
A intenção é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
A ideia é que sejam discutidos, em todo o País, nas instituições de ensino e pesquisa e em eventos públicos, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.
Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, a temática se justifica pela atualidade e pela importância da discussão.
“É importante envolver a juventude, pensar o aquecimento global, os extremos climáticos que nós estamos vivendo, medidas de proteção, medidas de mitigação e uma cultura para que a sociedade comece a aprender a resistir, a sobreviver e a se preparar para essas alterações”, refletiu.
Instituições ligadas ao ensino e à pesquisa e demais interessados em participar do processo de divulgação  podem obter informações por meio do portal do evento (http://semanact.mct.gov.br) e pelo email: semanact@mct.gov.br. 
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil, desde 2004. Ela tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios.
Em 2010, foram realizadas cerca de 14 mil atividades, em quase 500 municípios brasileiros.

Comentários