Pular para o conteúdo principal

Iniciativas sobre mudanças climáticas

Coppe lança publicação com suas iniciativas sobre mudanças climáticas que destaca parceria com o COEP
[23/12/2010]
A Coppe/UFRJ lançou uma publicação com suas iniciativas e desafios relacionados às mudanças climáticas. A revista Clima & Energia reúne todo o empenho do instituto em produzir conhecimento e influir na formulação de políticas públicas sobre os eventos climáticos e energéticos, bem como as múltiplas iniciativas que, nas últimas duas décadas, nasceram da criatividade e da capacidade de liderança dos profissionais da Coppe, tais como os ônibus a hidrogênio e pilha a combustível, elétrico ou híbrido a álcool, e o trem de levitação magnética.


Um dos destaques da revista é a parceria entre a Coppe e o COEP, com a criação do Laboratório Herbert de Souza de Tecnologia e Cidadania, que está sendo montado numa área de 200 metros quadrados no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o objetivo de estudar as vulnerabilidades brasileiras às mudanças do clima e a necessidade de adaptação aos impactos dessas alterações. 

A partir dessa parceria é que a Coppe vem se empenhando em conciliar, em seus estudos e projetos, os aspectos econômicos e ambientais às questões sociais. No Brasil, como no mundo, as maiores vulnerabilidades aos impactos das variações do clima estão nas populações e regiões mais pobres. 

“Muito se fala na vulnerabilidade dos pobres, mas falta entender melhor o que isso significa, para que as políticas públicas possam lidar com o tema de maneira mais informada. E isso não é só no Brasil”, diz o presidente do COEP André Spitz. O foco da questão até agora foi colocado sobre a mitigação – ou seja, a redução das emissões de gases de efeito estufa – e pouco se tem pensado em adaptação. “Do ponto de vista das populações de baixa renda, o que importa é a adaptação”, diz ele. “A mitigação precisa ter a preocupação de fazer inclusão social ao mesmo tempo”, propõe. E exemplifica: é importante reduzir o desmatamento, mas isso deve ser feito numa perspectiva socialmente justa, que incorpore a geração de renda. 

Para acessar a edição on-line da revista, clique aqui.

Fonte: COEP - Rede Nacional de Mobilização Social - 
http://ht.ly/3uGbq

Comentários