Pular para o conteúdo principal

Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza





Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa do Grupo Ecológico, por meio da Revista Ecológico - publicação voltada para a questão socioambiental, e das redes sociais Ecológico OnLine e Movimento SouEcologico.com.

Em sua segunda edição, o “Oscar da Ecologia” já integra o calendário político-empresarial e institucional do Estado e tornou-se uma referência de Minas para o Brasil. O II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza tem a participação institucional do Governo de Minas, via órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Feam, IEF e Igam), vinculados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); a parceria da Fiemg, por meio do Programa Minas Sustentável; a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral (FDC); a legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e o apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).

Para participar do II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, podem ser indicadas ou inscritas as ações, cases, experiências ou iniciativas bem-sucedidas de pessoas jurídicas, físicas, instituições públicas, empreendedores e do Terceiro Setor que merecem ser reconhecidas e premiadas.

Dr. Hugo

“A natureza se recompõe e existirá sem o homem, mas o contrário não é possível. Quando qualquer pessoa, rica ou pobre, branca ou amarela, enxergar uma borboleta e disser: “Que beleza!”, pronto. Ela estará sensibilizada.”

Hugo Werneck ficou encantado, não morreu. Permanece dentro da consciência e do coração daqueles que ecoam suas palavras de amor à natureza. Doutor Hugo se dedicou à Odontologia e foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas foi também um dos mais importantes defensores da causa ambiental de Minas Gerais - é considerado um dos “pais” do movimento ambientalista brasileiro. Quando o mundo ainda não falava em ecologia e desenvolvimento sustentável, Doutor Hugo foi precursor na defesa da natureza. Fundou o Centro Para a Conservação da Natureza em Minas Gerais, uma das primeiras organizações ambientalistas da América Latina. Graças a ele, hoje, os visitantes do zoológico podem se encantar com as borboletas e mariposas do borboletário da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH). Para Doutor Hugo, a experiência humana no planeta só se tornará sustentável se cada um de nós, enquanto cidadãos, empresas e governos, seguirmos a receita de reaproximação harmoniosa com o meio natural.

Comentários