Pular para o conteúdo principal

Conferência Ethos 2011 quer construir agenda de transição para nova economia e influenciar governo sobre projeto nacional de desenvolvimento sustentável

Data: De 7 a 9 de agosto
Site: www.ethos.org.br/ce2011E-mail: Assessora de imprensa: cspera@ethos.org.brTelefone: Assessoria de Imprensa: 11 3897-2444
Informações principais
De São Paulo
Maior evento de responsabilidade social e sustentabilidade da América Latina e um dos maiores do mundo nesses temas, a Conferência Ethos 2011 apresenta inovações desde a maneira com que está sendo organizada até seu objetivo final. 

Este ano, participaram das decisões sobre programação e palestrantes representantes de 35 entidades representantes dos diversos setores da sociedade (empresariais, ambientais, trabalhadores), de pesquisa e educação e de governos. Com isso, a programação estabelecida consegue refletir a visão dessas organizações sobre os temas da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, dar o primeiro passo para construir uma agenda comum de propostas que leve à transição para uma nova economia.
Os pressupostos dessa nova economia estão expressos na “Plataforma Por Uma Economia Inclusiva, Verde E Responsável”, iniciativa do Instituto Ethos e parceiros institucionais (Alcoa, CPFL Energia, Natura, Suzano, Vale e Walmart Brasil), lançada em fevereiro deste ano. De acordo com esse documento, é possível ao Brasil adotar um modelo econômico que promova o desenvolvimento mantendo a integridade ecológica, distribuindo oportunidades capazes de alavancar inclusão social com respeito aos direitos básicos de todos os seres humanos, num ambiente de confiança e democracia.
Para que essa visão se torne realidade, é preciso construir propostas e estabelecer as prioridades ao longo de um período de tempo. E tanto propostas quanto prioridades precisam levar em consideração as demandas e os anseios de todos os setores da sociedade. Por isso, o objetivo da Conferência Ethos 2011 é iniciar o processo de discussão para a construção conjunta da agenda de transição à nova economia inclusiva, verde e responsável.
“A idéia não é estabelecer uma agenda ‘oficial’ de transição”, comenta Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ethos. “Queremos, isso sim, identificar as questões mais importantes, os problemas e as propostas necessárias para a negociação da agenda”, explica ele, que afirma: “O debate continua depois da Conferência. Vamos encaminhar muitas dessas propostas ao governo brasileiro, para integrarem um projeto nacional de desenvolvimento sustentável. Também queremos levar um documento sobre esse tema para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que vai se realizar no Rio de Janeiro, em 2012”.
Programação – As atividades da Conferência Ethos 2011 foram estruturadas a partir de três vertentes: a discussão sobre crescimento e desenvolvimento; a mudança de paradigmas; e os padrões e métricas utilizados até aqui para medir desempenho da sociedade. Esses três aspectos serão discutidos numa sessão plenária. Depois, serão aprofundados em três mesas-redondas e quatorze painéis temáticos, abordando assuntos como energia, educação para a sustentabilidade, trabalho decente, resíduos sólidos, biodiversidade e novos padrões de produção e consumo, entre outros. Para fechar a programação, no dia 8 de agosto, haverá uma oficina sobre a Rio+20, que visa promover uma reflexão sobre as principais propostas discutidas na Conferência Ethos 2011 que farão parte de um documento de contribuições dos participantes e parceiros organizadores à Rio+20.
Inscrições – As inscrições para a Conferência Ethos 2011 estão abertas e devem ser feitas apenas via internet, no site www.ethos.org.br/ce2011.

Comentários