08/10/2010 15:38:23
Mobilização histórica pelo clima deve marcar 10/10/10
Fabiano Ávila, do Instituto CarbonoBrasil/350.org
No que está sendo chamada de maior ação ambiental da história, o “Global Work Party” está com eventos agendados em 188 países, incluindo no Brasil, e deve mobilizar centenas de milhares de pessoas no próximo domingo, dia 10/10/10.
Os organizadores, a campanha 350.org, estima que mais de 100 mil árvores serão plantadas, 100 painéis solares serão instalados, centenas de residências e edifícios receberão sistemas de climatização eficientes, ciclistas irão rodar mais de mil quilômetros e cidadãos irão limpar ao menos 600 quilômetros de litoral.
“Os políticos podem estar ainda debatendo as mudanças climáticas, mas as pessoas estão trabalhando para solucioná-las”, afirmou Bill Mckibben, fundador da 350.org, uma campanha internacional que visa criar um movimento em busca de saídas para a crise climática. O número que dá nome a inicitiva vem de 350 partes por milhão de CO2, que é o limite máximo de concentração desse gás da atmosfera para evitar as piores consequencias do aquecimento global.
Os eventos do dia 10/10/10 receberam apoio de inúmeras organizações e indivíduos, como o ex-secretário-geral da ONU Ban ki-Moon, a atriz Ellen Page e a presidente do UNFCCC, Christiana Figueres.
“Eu dou parabéns para todos os envolvidos e ofereço meu apoio pessoal para a mobilização. Peço para que continuem com seu trabalho inspirador. Quando os cidadãos são inspirados a agir é mais fácil para os governos adotarem medidas reais para as mudanças climáticas. Isto é exatamente o que os governos precisam nesse momento. Eles precisam estar determinados para alcançar os compromissos necessários para vencer a batalha contra as mudanças climáticas”, declarou Figueres direto da rodada de negociações do clima que está em andamento na China.
Nesta semana o presidente norte-americano Barack Obama deu um grande incentivo para a campanha 350.org ao anunciar que painéis solares serão instalados na Casa Branca em 2011. A ONG havia coletado mais de 50 mil assinaturas pedindo para que o governo dos EUA investisse em energia solar.
Eventos
Nas Maldivas, um dos países mais ameaçados pelo aquecimento global e pela subida do nível dos oceanos, o presidente Mohamed Nasheed instalou nesta quinta-feira (7) painéis solares em sua residência como ato inicial do “Global Work Party”.
“Como líder de um país vulnerável, eu quero agradecer a todos pelo trabalho incansável e oferecer todo o meu apoio para o 10/10/10. Eu trabalharei duro durante o domingo, instalando mais painéis solares que nos foram doados pela Sungevity”, afirmou Nasheed.
A programação de eventos é bastante variada. Na China e na Índia 300 universidades irão participar da “Great Power Race”, uma competição de projetos de energia limpa. Nos Estados Unidos serão mais de 1200 eventos, de shows de hip hop a melhoras no sistema de climatização de igrejas. A cidade do México irá lançar uma política para cortar em 10% as emissões de gases do efeito estufa em 2011 e terá um festival de música no parque Chapultepec.
Praticamente todas as grandes cidades brasileiras terão algum tipo de mobilização.
Em São Paulo serão mais de 10 atividades, como a da Associação Cidade Escola Aprendiz, que organizou a ação “3 formas de deixar seu bairro 50 vezes melhor”, baseada nas três ideias: plantar 350 árvores, solicitar cestos de reciclagem públicos e a troca de lâmpadas convencionais pelas mais econômicas e sustentáveis.
No Rio de Janeiro está programada uma mobilização onde todos os participantes receberão uma máscara e uma sombrinha. Eles se espalharão pela orla e se unirão ao som dos jovens percursionistas de um projeto social.
Saiba onde acontecerá um evento perto de você: http://www.350.org/pt/map
(Instituto Carbono Brasil)
Comentários
Postar um comentário