Pular para o conteúdo principal

No dia Internacional da Mulher (08/03) o LEADERS dá início à sua nova pesquisa: Mulheres do Sertão


MULHERES DO SERTÃO: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS GERADOS PELO PRONAF MULHER NO SEMIÁRIDO CEARENSE NA PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E COLETIVO

Fotógrafa Fernanda Oliveira (Fonte: http://www.oktiva.net/oktiva.net/1209/nota/139633) 

Objetivo Geral:
Avaliar os resultados alcançados pelo PRONAF-Mulher, de modo a determinar o impacto desse programa na geração de autonomia, integração com a comunidade, preservação do meio ambiente e empreendedorismo de mulheres beneficiadas no território do Semiárido, em municípios escolhidos no estado do Ceará.

Objetivos Específicos:
·         Avaliar as dificuldades e novas oportunidades percebidas pelas mulheres para implementação do seu projeto de geração de renda.
·         Investigar como as atividades viabilizadas pelo crédito do PRONAF alteram as relações de gênero no território
·         Compreender em que medida o PRONAF-Mulher facilita/estimula/viabiliza o sentimento de pertença de mulheres com relação ao seu território.
·         Identificar ações de manejo sustentável do solo e preservação do meio ambiente por parte das mulheres beneficiárias do programa.

A pesquisa aqui proposta será desenvolvida no estado do Ceará, região Nordeste do Brasil. Mais de 90% desse estado encontra-se no território do Semiárido. As regiões do estado escolhidas foram Território da Cidadania de Sobral e o Território da Cidadania do Cariri. Essas regiões são as regiões mais desenvolvidas do interior do estado. E é nelas que estão os campi avançados da Universidade Federal do Ceará, instituição que abriga o grupo de pesquisa que está à frente dessa proposta.

Financiamento: Banco do Nordeste do Brasil
Coordenação: Suely Salgueiro Chacon (UFC/Cariri) e Verônica Salgueiro do Nascimento (UFC/Sobral)

Comentários