Pular para o conteúdo principal

Encontro Intercontinental sobre a Natureza


Encontro Intercontinental sobre a Natureza discute projetos de sustentabilidade em Fortaleza

11 de Novembro de 2011
Evento ocorre entre os dias 21 e 27 deste mês no Centro de Convenções do Ceará
Promovido pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), o evento espera um público de 10 mil visitantes entre chefes de estado, empresários, cientistas e lideranças políticas. Considerado um dos mais importantes eventos quando o assunto é ecologia, O “02” é um espaço amplo para se discutir aspectos do desenvolvimento sustentável no planeta, ressaltando experiências práticas, trabalhos científicos e alternativas de manejo geoecológico.
A solenidade de abertura será dia 21/11 no Parque Ecológico do Cocó, das 19h às 22h, com o Festival Eco Arte Cultura que reúne shows musicais, dança e teatro com a temática ecologia, apresentação de corais, exposição de arte com produtos reciclados e artesanato com produtos naturais, oficinas de reciclagem e mostras de audiovisuais e de fotografias. Haverá ainda homenagens com a entrega da Comenda Amigo das Águas, Medalha de Honra ao Mérito-02 e Embaixador 02 para a Natureza para personalidades que tenham se destacado na proteção dos recursos naturais.
O Encontro Intercontinental sobre a Natureza é realizado no Brasil desde 2003, sempre em anos impares. Durante o evento, serão apresentados modelos de política, gestão e conceitos de recuperação e urbanização de áreas degradas e implantação de infraestrutura básica multissetorial integradas para evitar problemas estruturais futuros nos centros urbanos. Um dos casos será o da cidade de Seul, capital da Coréia do Sul, que se tornou modelo depois de recuperar e revitalizar o rio mais importante do local que estava degradado. Para garantir a recuperação ambiental, a prefeitura local tomou decisões radicais, incluindo a demolição de um viaduto que cobria esse canal urbano totalmente poluído. Cerca de 620 mil toneladas de concreto foram ao chão e investimentos de US$ 380 milhões tornaram realidade o que parecia impossível: assegurar a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos a partir da paisagem restaurada.
Outro ponto importante será a Conferência sobre o Rio +20, evento que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2012 e visa renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).
A programação reúne ainda cursos sobre mudanças climáticas e o mercado de carbono, turismo sustentável, gestão integrada dos resíduos sólidos, agricultura orgânica, construção sustentável e outros. Serão realizadas também mesas redondas sobre Produção Sustentável, Consumo Consciente e Qualidade de Vida e Biotecnologia à serviço da saúde e proteção da natureza. Haverá, ainda, apresentação de casos exitosos, oficinas de educação ambiental, livraria ecológica, feiraProeco com exposição de tecnologias limpas e negócios sustentáveis e visitas técnicas.
Durante a semana de realização do 02, os participantes terão a oportunidade de conhecer os mais variados ecossistemas naturais do Ceará. Entre os destinos estão: Monólitos de Quixadá, Parque Nacional de Ubajara, Geoparque do Araripe, As reservas de águas Orós e Castanhão, as praias de Morro Branco, Canoa Quebrada, Jericoacoara, Serras de Baturité e as zonas de manguezal em Fortaleza.
Segundo Clodionor Araújo, presidente do evento e do IHAB, o objetivo geral do O2 é discutir sobre as questões do desenvolvimento sustentável em nível intercontinental, ressaltando as atuais condições do planeta, além de mobilizar a população em geral para a conscientização do interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico e a convivência harmoniosa dos seres vivos.

Comentários